quinta-feira, 26 de julho de 2012


Empatia

A empatia é a capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias. Ser empático, não significa que você deve concordar com o ponto de vista do outro, mas sim, que ouviu atentamente o que ele quis dizer e que respeita seu ponto de vista e seus sentimentos.

Empatia no trabalho

Sucesso profissional é produto de empatia. Conhecimento é importante, mas vem depois.  Quando a empatia alcança os olhos do cliente em cujos ouvidos andaram maravilhas sobre você, os resultados são imbatíveis.
Você já observou que o profissional que comunica bem tem mais oportunidade para subir na carreira?
A empatia é uma ferramenta de quilate. Ter ou não tê-la vai fazer muita diferença para a sua carreira. Quando aliada ao conhecimento e à competência, a empatia profissional proporciona resultados incríveis.

Auto recompensa

Quando a "vítima" exibe sinais de alívio ou alegria após ter sido ajudada, a pessoa que ajudou pode sentir alegria empática. Uma vez tendo experiência alegria empática, a pessoa pode sentir-se motivada a ajudar novamente de modo a sentir a alegria empática outra vez. Essa auto recompensa inerente na empatia não é um processo consciente e pode ter sido um fator adaptativo.


Ezequias Da Silva Mendes
Wikipedia.org

Um comentário:

  1. Muito bem, vocês estão sendo muito empáticos no Plano de Ação na Comunidade! Parabéns!
    Prof. Lúcio.

    ResponderExcluir